quinta-feira, 17 de setembro de 2015

A Hora da Xepa


Menina vem cá, deixa eu te perguntar uma coisa: Você tem o hábito de frequentar Feira Livre?
Chega lá junto com os feirantes? Daquelas que ajuda montar barraca pra ser a primeira a pegar o primeiro pé de alface da feira? Xiiii, deve pagar uns 10 reais por um né?
Gosta de um pastel de palmito e aí por isso não passa das 11h pra chegar, fazer as compras e correr pra barraca de pastel pra  garantir o seu sabor preferido? Pastel de palmito é o primeiro a acabar. Sempre que chego na barraca tem um monte de gente querendo e a dona precisa repetir cinquenta vezes, que acabou!
É amiga, esta hora você deve pagar uns R$ 7,00 reais pelo pé de alface né?
Ou você é daquelas, que vai às 12h45 pra ouvir o feirante simpático poetizando: “Tá baixando os preços, agora é pra levar! Moça bonita não paga, mas também não leva!" Eita "nóis", se tem feirante falando essas coisas pra gente é porque ainda tá dando pro gasto né?
Gente, esta é a Hora da Xepa, é a hora animada da feira, todas as barracas fazendo promoção, produtos ainda fresquinhos, com precinho lá embaixo!!!
Feirante danado de esperto usa da simpatia pra não levar o prejuízo pra casa e a dona da barraca de pastel, que não é boba nem nada, espera até o último cliente da feira, pra desmontar seu posto de trabalho!!! E eu garanto o pastel de carne, o meu preferido, e o de muita gente, ou não, porque este não acaba nunca!!!
Semana passada cheguei à feira às 12h45, com R$ 11,50 no bolso, queria comprar apenas algum legume e uma salada pra fazer no almoço. Apesar da feira ser bem pertinho de casa, dificilmente eu a frequentava, no máximo chegava até a barraca de pastel e voltava pra casa, mas naquele dia resolvi entrar um pouco mais!!! Não andei nem 50 metros, pra voltar muito feliz e surpresa, pois em menos de 5 minutos, lá estava eu com 3 sacolas recheadas de coisinhas gostosas e baratinhas!!! Não acredita? Então confere:
1 pacote de tomate por 1 real
1 pacote de cebola por 1 real
2 pacotes de couve picada 3 reais
1 pacote de catalonia picada 1,50 reais
1 pacote de almeirão picado 1,50 reais
1 pacote com 3 abobrinhas 2 reais
1 pacote de quiabo 1,50
Carambaaaa!!! Garanti a feira da semana!!! 
Faltaram as frutas, mas tudo bem, eu só tinha levado R$ 11,50 e a expectativa, em dias de crise, era voltar, com no máximo, 2 produtos!
Sem falar que o contato com os feirantes é tão humano, mas tão humano, que em tempos de compras pela internet isso chama-se resgate. Resgate? Sim, resgate de conversa olho no olho!!! De sorriso, de gentileza, de gratidão, de brincadeiras, de artistas da feira, enfim, coisas que as máquinas não conseguem fazer!!! Bom demais!!!
A economia valeu a pena, e garantiu a mesa farta de coisas boas, saudáveis e baratas!!!
Ah, adivinhem a cara do Julio quando me viu entrando em casa cheia de sacolas? 
Pois é esta mesmo, achou que eu tinha gastado até... 
Eita que homem acha que a gente não sabe fazer economia né?
Pois é... Tudo bem que eu não fui com este intuito, mas ele não precisa saber! O que importa é que fiz uma baita economia!!! 
Esta semana, cheguei mais cedo à feira e as sacolas não saíram tão fartas, mas garanti o pastel e a conversa simpática, de olho no olho com feirantes poetas!!!
Viva a feira, e viva a hora da Xepa!!!

Nenhum comentário: